Pioneirismo em Sustentabilidade

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Turismo Sustentável em Búzios

Esta semana aconteceu no Club La Plage, um Café da Manhã Sociocultural para um Turismo Sustentável com representantes de diversas Associações de Búzios, imprensa, pousadeiros, vizinhos, etc. Neste foi apresentado aos participantes a política e o trabalho que a Pousada Ville La Plage está realizando para compatibilizar seus serviços e características aos requisitos da ABNT NBR 15401:2006, pois com isso está buscando a certificação do seu Sistema de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem.DSCF4166 No transcorrer do evento foram divulgadas as atividades que a pousada vem realizando em prol da sustentabilidade e seu impacto em seu grupo de trabalho e seu entorno social; para citar alguns:
· A Horta na pousada Ville La Plage, onde se plantam verduras que são consumidas nas refeições de funcionários e outras servidas no restaurante, melhorando significativamente sua qualidade, já que os produtos não possuem agrotóxicos, envolvendo um trabalho comunitário de todos os colaboradores do empreendimento, que ao verem tão bons resultados têm um esmero redobrado na coleta seletiva do resíduo orgânico, que junto com outros restos vegetais coletados alimentará a Decomposteira, onde esse material se recicla e transforma-se em adubo.
· A Coleta Seletiva de lixo (basura), que envolve todos seus funcionários e hóspedes, já que em todo o empreendimento possui lixeiras diferenciadas para esse fim.
· O apoio financeiro, juntamente com outras pousadas, ao caminhão que recolhe esses detritos, já que a prefeitura ainda no possui coleta seletiva de lixo.
· A doação para associações, instituições de louças, roupas, móveis e outros materiais que não mais são utilizados no serviço do restaurante e nas pousadas.
· Oficinas de artes plásticas, para ensinar aos funcionários a reciclar material fora de uso na pousada e também para que obtenham habilidades artísticas.
· Rodas de Terapia Comunitária, realizadas todas as Quartas-feiras (Miercoles) na pousada La Forêt, que já são tradicionais em João Fernandes, abertas a funcionários, hóspedes, vizinhos e à comunidade Buziana.Reunion
Estes e outros junto com a responsabilidade social de pagar os devidos impostos trabalhistas, federais, estaduais e municipais e outros encargos da atividade do turismo.
Na segunda parte após o café se fomentou o debate onde os participantes opinaram abertamente sobre as necessidades sociais que a comunidade enfrenta e impedem o turismo sustentável.
Variados assuntos foram abordados, tais como:
· Deficiências no transporte da periferia
· Falta de capacitação da população
· Cursos profissionalizantes mal aproveitados por divulgação errônea ou falta de comprometimento dos inscritos.
· Segregações raciais ou etárias para empregos.
· Falta de um cadastro geral com informações para empregadores, empregados, prefeitura e outras instituições para avaliar capacitação da força de trabalho, sua ocupação, etc.
· Opções de turismo alternativo na região.
· Reciclagem do lixo urbano e aproveitamento como fonte de trabalho.
· Estabelecimento de parcerias com artesãos locais para expor os artesanatos em pousadas e adequar sua produção a padrões de qualidade.
Após o debate e para dar continuidade as ações, foram formadas quatro Comissões que vão se encarregar de se reunir para discutir soluções sobre:
1. Artesanato;
2. Banco de Dados / Capacitação;
3. Turismo Alternativo;
4. Seleção, recolhimento e Destino do Lixo.
Participaram do debate: Assoc. Moradores de Cem Braças; Assoc. Moradores de Rasa; Assoc. Moradores de Maria Joaquina; Assoc. Moradores de Baía Formosa; CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador); Associação Fazer; Somunear (Assoc. de Mulheres Negras de Armação dos Búzios); AfroBúzios; Jornal Primeira Hora; Balção SEBRAE; Ativa Búzios; Curso de Turismo da Escola Oliveira Botas; Fundação Bem Te Vi; Assoc. de Mulheres de Búzios; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda; Venturini Turismo; Cooper Geriba; Artesãos da comunidade; Pousadeiros; vizinhos e amigos de Búzios.
DSCF4526
                       Publicado no Jornal Primeira Hora do dia 01/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor identifique-se, onde diz comentar como: escolha as opções, ou poste em Nome/URL. Não responderei perguntas anônimas. Obrigado.
Por favor identifiquese, donde dice comentar como:
elija una de las opciones, o poste en Nome/URL. No
contestare preguntas anonimas. Gracias