Pioneirismo em Sustentabilidade

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reportagem da Pousada La Plage, citando o Projeto EcoTurisMar do DBV/Ibrag

Hotel La Plage abre espaço para feira de artesanato como incentivo à gestão social

203765

Feirinha de artesanato no Hotel La Plage em João Fernandes: A empresária Beatriz Martins (esquerda) e as artesãs Izabel Souza e Ariete Alves, da Rasa

Foto: Agência JPH

‘Sustentabilidade’ foi a palavra chave para os empresários Beatriz e Otávio Martins, do Hotel La Plage, situado em João Fernandes, Búzios, buscarem ações que fizessem diferença social, cultural e na área de meio ambiente. O hotel o primeiro meio de hospedagem certificado pela ABNT reconhecido pelo INMETRO para a certificação em Sistema de Gestão Sustentável para Meio de Hospedagem. - As gestões objetivam avaliar como a empresa age e interfere no ambiente em que está envolvido. Para tanto, deve haver um compromisso de promover ações socioculturais e ambientais,  visando melhorar a imagem do destino turístico – explica Beatriz.
A feirinha de artesanato surgiu como uma dessas práticas visando ao comprometimento social com a comunidade. - Analisamos as áreas nas quais poderíamos atuar, tendo em vista nossa infraestrutura e pensamos no artesão de Búzios, cuja grande dificuldade é ter um local apropriado para comercializar sua produção. Para vender, eles precisam que seus produtos sejam vistos. Não tínhamos local para instalar lojas, mas poderíamos ceder um local de grande circulação dos visitantes – conta a empresária.
As artesãs Izabel Souza e Ariete Alves de Souza, moradoras da Rasa, comercializam produtos diversos: roupas e acessórios em crochê, pulseiras, brincos, colares, bolsas, biquínis e muitos outros itens. Produtos de outros artesãos da Cidade são agregados para venda nas barracas.
Além dessa ação, o La Plage foi a primeira pousada da Cidade a adotar as sacolas ecológicas, produzidas pela Associação Fazer, de Búzios, e oferecidas aos hóspedes. Juntamente com outras seis pousadas do Município, contribui com o Ivan do projeto Recicla Búzios. – Nosso intuito é implementar de vez a reciclagem em Búzios – diz.
A direção do hotel promove periodicamente o ‘Café Social’, no qual convida comunidade, empresários e representantes do poder público para discutir como o setor privado pode ajudar para minimizar ou sanar alguns problemas da Cidade, como o da capacitação dos jovens.
Segundo Beatriz, o La Plage também oferece infraestrutura para o grupo de pesquisadores comandados pelo professor Alexandre Pedrini, do Departamento de Biologia Vegetal Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (UERJ), que está mapeando a costa de João Fernandes e João Fernandinho para fomentar o turismo de mergulho. – Oferecemos refeição e nossa estrutura para acomodar equipamentos e servir como base do grupo – conta Beatriz. – Existe certa discussão sobre o que o poder público deve resolver e o que cabe ao setor privado. Muitas vezes, nós empresários viabilizamos o mais difícil, como no caso da série de palestras com terapeutas renomados que estamos trazendo para a Cidade e que acontecerão em escolas e na Apae, mas na hora de contar com o poder público, o acesso ficou difícil. Há muitos empresários querendo ajudar, fazer a diferença, como o que acontece com a reciclagem, mas ações isoladas não têm o mesmo efeito do que se houver união entre as duas partes.
A feirinha de artesanato funciona de quinta-feira a domingo, a partir das 11h00 até o início da noite. Além disso, todos os sábados, a casa promove uma feijoada caprichada, a partir das 13h00.

Colaborador: Simone Kikuchi

Original do Jornal Primera Hora

Sexta-feira , 23 de Sep 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor identifique-se, onde diz comentar como: escolha as opções, ou poste em Nome/URL. Não responderei perguntas anônimas. Obrigado.
Por favor identifiquese, donde dice comentar como:
elija una de las opciones, o poste en Nome/URL. No
contestare preguntas anonimas. Gracias