Pioneirismo em Sustentabilidade

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Código de Ética Pousada Ville La Plage

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MISSÃO:
Nossa missão é atender as necessidades de hospedagem, alimentação, turismo, lazer e relaxamento de pessoas, principalmente das famílias que viajam de férias e lazer e que buscam conforto, bem estar, produtos diferenciados pagando um preço justo, respeitando os princípios da sustentabilidade.

VISÃO:
Pretendemos nos solidificar no mercado como uma das melhores empresas na prestação de serviços hoteleiros, turísticos, spa e de gastronomia com o melhor referencial de atendimento, qualidade e preço, buscando o pioneirismo no setor hoteleiro em práticas sustentáveis.
VALORES:
Ser pioneira nas melhores práticas da gestão da sustentabilidade;
Ser uma empresa onde seus colaboradores tenham oportunidades de fazer carreira, e principalmente, possa atrair e reter profissionais qualificados e motivados;
Buscar parceiros que demonstrem ética, conduta eficaz, comportamento solidário, visão sociocultural e preocupação ambiental;
Respeitar os seus clientes/hóspedes, através de um serviço de excelente qualidade, rapidez nas soluções dos imprevistos e buscar sempre novidades turísticas que encantem o cliente a um preço dentro do mercado;
Colaborar em ações que busquem preservar o meio ambiente, a desenvolver as comunidades próximas e a contribuir com projetos socioculturais;
Estar sempre comprometida em atender às legislações e outros requisitos legais da Sustentabilidade;
Fundamentamos nossas ações em valores como a integridade, a honestidade, a ética.
Através deste Código de Ética a Pousada Ville La Plage se compromete a defender aquilo em que acredita com responsabilidade, ética, transparência e respeito a todas as partes envolvidas.
Neste documento você colaborador, encontrará as principais condutas éticas que devem orientar o seu dia-a-dia e suas relações nesta empresa, portanto leia com atenção, pratique e passe a diante estes princípios.
1. COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A empresa, por meio da sua Diretoria, está formalmente comprometida com o desenvolvimento sustentável manifestada através da sua “Política da Sustentabilidade”. Este compromisso é divulgado a todas as partes interessadas: público interno, fornecedores, clientes, sócios, comunidades locais e sociedade em geral.
 Deve conhecer e praticar a “Política de Sustentabilidade”;
 Divulgar para os fornecedores e clientes sempre que possível;
 Aplicar os conceitos da política no seu dia-a-dia no trabalho e junto a sua comunidade;
 Participar dos treinamentos, palestras e eventos oferecidos pela empresa a fim de disseminar a sustentabilidade.
2. TRABALHO E DIREITOS FUNDAMENTAIS
As relações no ambiente de trabalho da nossa empresa estão alinhadas com os nossos valores, a legislação trabalhista vigente e o plano de cargos e salários.
 SINDICATOS: todo o colaborador TEM o direito de se afiliar ao Sindicato de sua categoria profissional. As contribuições sindicais tanto da empresa como de seus colaboradores são as previstas pela legislação brasileira;
 Separar claramente o que é da empresa e o que é pessoal;
A Pousada Ville La Plage, não permite em hipótese alguma, inclusive de seus fornecedores e prestadores de serviços:
 O uso de mão de obra infantil e o trabalho de menor de 16 anos, salvo mediante contratação especial do “menor aprendiz”;
 A exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes;
 A exploração do trabalho escravo, forçado mediante intimidação e/ou não remunerado;
 Conduta que cause constrangimento ou que seja desrespeitosa com subordinados ou outras pessoas da empresa, tais como: palavras ofensivas, intimidação, assédio sexual, assédio moral, agressão psicológica ou física;
 Toda e qualquer forma de discriminação ou preconceito envolvendo idade, raça, cor, nacionalidade, sexo, política, religião ou credo, opção sexual e deficiências ou limitações físicas;
 Consumo de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas ou estar sob o efeito destas durante a jornada de trabalho ou a serviço da empresa.
3. CLIENTES E CONSUMIDORES
Nossos clientes são a principal razão de nossa empresa, por isso trabalhamos para melhorar sempre os nossos serviços, assim nos comprometemos a:
 Ser transparente no relacionamento, sempre atendendo com educação e cortesia;
 Entregar aquilo que foi contratado;
 Não diminuir a qualidade do serviço ou atendimento por qualquer motivo;
 Ajudar na solução de problemas quando possível ou encaminhar a quem possa fazer acompanhando a solução e repassando de imediato ao cliente;
 Encaminhar as sugestões e reclamações para as áreas responsáveis;
 Aceitar críticas a fim de buscar sempre a melhoria na qualidade do atendimento;
 Zelar pela segurança dentro e fora da empresa, prestando as informações relativas ao tema.
4. FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS
Visando atender a legislação, aspectos sociais, econômicos e ambientais, a Pousada Ville La Plage baseada em princípios éticos seleciona seus fornecedores:
 Permitindo oportunidades iguais a todos;
 Exigindo que todos sejam devidamente registrados, atendendo a legislação vigente aplicável ao seu negócio;
 Exigindo a permanente melhoria nos produtos e serviços adquiridos;
 Disseminando a nossa “Política de Sustentabilidade”, principalmente no foco ambiental e sócio-cultural, buscando que eles se enquadrem a ela;
 Repudiando qualquer favorecimento pessoal;
 Estimulando a adotarem as práticas da gestão sustentável.
5. SETOR PÚBLICO
A empresa é radicalmente contra qualquer tipo de corrupção. Todos os colaboradores devem agir com honestidade, integridade, transparência e respeito nos contatos que se fizerem necessário junto à entidade pública ou privada.
 Todo contato feito por agentes públicos devem ser encaminhados a Direção.
No relacionamento de seus colaboradores com agentes públicos a Pousada Ville La Plage NÃO AUTORIZA:
 Oferecimento de favores pessoais em troca de benefício próprio ou da empresa;
 Apoiar campanhas políticas seja financeiramente ou utilizando o nome da empresa, sem a devida autorização do setor responsável;
6. ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES DE CLASSE
Nós reconhecemos a importância do associativismo como forma de defesa dos interesses de classe participando ativamente e apoiando as iniciativas tomadas por estas instituições.
7. COMUNIDADE/SOCIEDADE
A empresa busca engajamento com todas as partes interessadas: público interno, sócios, clientes, fornecedores, comunidade local, governo e sociedade civil organizada, sempre buscando novas oportunidades para promover o bem comum.
 É dever de todos os colaboradores e prestadores de serviço zelar pela imagem da empresa;
 Não é permitido dar informação erradas nem entrevistas sem a devida permissão;
 Ao identificar qualquer anuncio ou publicação incorreta informar ao setor responsável;
 Estar aberto às críticas externas e encaminhar para a Direção a fim de melhorar o relacionamento com a comunidade;
 Incentivamos os colaboradores no engajamento em ações sociais em suas comunidades;
 Estimulamos o respeito à diversidade de culturas.
8. SOCIOCULTURAL E AMBIENTAL
A Pousada Ville La Plage está comprometida com o desenvolvimento sustentável da região, de forma a gerar a melhoria contínua do destino e da comunidade local, incentivando a disseminação do conceito do desenvolvimento sustentável.
 Incentivamos ações de formação da cidadania;
 Devemos ser exemplo em nossa empresa, respeitando e preservando a natureza em todos os seus aspectos;
 Fazemos coleta seletiva de lixo e incentivamos nossos colaboradores a fazê-lo em sua comunidade;
 Apoiamos ações geradoras de trabalho e renda na comunidade;
 Apoiamos o artesanato local;
 Incentivamos a economia no consumo de energia e água;
 Incentivamos a cultura de preservação de meio ambiente, saúde e segurança para todos os familiares de nossos colaboradores;
 Colaboramos com projetos de formação profissional e primeiro emprego para jovens da região.
9. CONFLITO DE INTERESSES
Não são aceitáveis as seguintes condutas, assim consideradas faltas gravíssimas para efeitos trabalhistas:
 Usar o cargo para beneficio próprio;
 Divulgar informações confidenciais da empresa;
 Criar boatos (informações falsas) a respeito da empresa;
 Utilizar o material de trabalho, equipamentos e meios eletrônicos em beneficio próprio ou de terceiros;
 Contratar um colaborador em beneficio próprio, passando ou não pelo processo de seleção;
 Receber presentes, benefícios e ou vantagens de qualquer espécie de fornecedores, clientes e parceiros comerciais;
 Negligenciar responsabilidades do cargo descritas na rotina de trabalho.
10. GESTÃO DA ÉTICA E CONDUTA
O comitê de gestão ética é formado pelos membros da equipe do SGS (Sistema de Gestão da Sustentabilidade) que tem por competência:
 Revisar periodicamente o Código de Ética;
 Analisar os casos de violação ao código;
 Deliberar sobre dúvidas e dilemas oriundos do código;
 Aplicar sansões cabíveis em casos de violação ao código.
Esta versão do Código de Ética passa a vigorar a partir de 01/11/2010 ou no momento da contratação do colaborador.
Este Código de Ética deverá ser amplamente divulgado a todos os colaboradores, fornecedores e sociedade.
O termo de responsabilidade assinado deverá ser guardado na pasta do colaborador.
Armação dos Búzios, 01 de Novembro de 2010.
Beatriz da Paixão Monteiro Martins
Diretor
Marcos Moreno Mizrahi
Gerente Administrativo
Edenice Rangel Paes de Pagliaro
Assessora de Gerência
Fernanda Schineli Barros
Supervisora de Hospedagem

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